Inspirações de pessoas, passeios, cultura, gastronomia e empreendedorismo

Histórias

13/01/2019 01:01

Clube A, referência em oficinas de arte

O Clube A – arteiras de Cuiabá, no Shopping  Estação,  é  o  paraíso de quem pretende aprender arte e artesanato. O calendário de oficinas pontuais e fixas é um dos pontos fortes do projeto colaborativo. Além da loja que revende produtos de aproximadamente 30 artesãs, o Ateliê é outro destaque da proposta inovadora.

A idealizadora do Clube A,  artista Jussara Sartori, explica que as atividades são realizadas o tempo todo, com intensificação nos meses de férias como janeiro e julho.

Portanto o calendário deste mês (Colônia de Férias) está repleto de opções para as crianças e adultos. Algumas das oficinas oferecidas no período: aquarela e desenho; confecção de almofadas de bichos de estimação; modelagem em papel machê; oficina de caderno escolar, entre outras opções.

Para saber todas as opções basta acompanhar as redes sociais do Clube A ou ligar para 65 98115-8383 e 3021.1648.

Grande parte das oficinas é ministrada pela Jussara Sartori, que tem no currículo mais de 30 anos dedicados integralmente à arte e artesanato, dominando mais de 30 técnicas manuais.

Quem é Jussara Sartori -  É  gaúcha, administradora de empresas com especialização em artes plásticas e comunicação visual, com trinta anos dedicados às artes e artesanato.

Ainda cedo, aos 9 anos, Jussara fez seus primeiros cursos de pintura em tecido. O incentivo veio tanto de casa quanto da escola, das aulas de educação artística. Apesar do sucesso das criações, tudo não passava de um hobby.

Mudou-se para o Paraná onde se casou, teve o primeiro filho e empreendeu no ramo de confecções. Quando mudou para Cuiabá, há 25 anos, iniciou a busca por um emprego como estilista em lojas de confecção. Incentivada por uma amiga, mesmo sem grande empolgação, começou pintar uma tela.

O primeiro atelier foi a varanda de casa e o contato inesperado com uma garotinha a despertou para um talento até então não revelado: dar aulas de pintura e desenho para crianças. Foi só o começo de uma longa trajetória.

Anos depois trabalhou como professora de artes de uma grande empresa do segmento e viajou por várias cidades mato-grossenses. Os encontros dessa fase da vida jamais serão esquecidos. Assim como muitos dos mais de 10 mil alunos que passaram pelo primeiro atelier no bairro Coophamil.

Durante dois anos também trabalhou com projeto de inclusão com crianças especiais por meio da arte e sem contar as tantas pessoas que foram apresentadas ao mundo da arte por meio das oficinas e cursos ministrados por Jussara, uma artista completa, que domina muitas das técnicas das artes, como grafite, carvão, bico de pena, giz pastel, aquarela, acrílico, óleo sob tela, aerografia, porcelana e pintura em seda.

Do bairro, Jussara mudou para a região central, onde além dos cursos e oficinas, manteve por dez anos uma loja do segmento. Essa fase foi marcada pelo nascimento da filha caçula e o despertar pela arte sustentável, que resultou na abertura do Studio Jussara Sartori.

O Clube A surgiu nessa fase de amadurecimento da artista. Com a adesão de outras artistas e artesãs, ex-alunas e colegas, Jussara Sartori dá mais visibilidade ao segmento, atuando com cursos, formações, curadorias. Já são 80 filiados desde o lançamento do Clube A.

Tanto a loja do Clube A como o atelier vem conquistando a cada dia o apreço da população cuiabana. É o colaborativo contribuindo com o sonho de artesãs e consolidando a importância da economia criativa.

Texto: Creuza Medeiros e Tania Rauber.


Titulo fixo
Titulo fixo
Titulo fixo

Endereço

Rua 24 de Outubro, 937
Popular
Cuiabá / MT
CEP 78032-005

E-mail

divinomatogrosso18@gmail.com

Telefone

65 99972-8268

Titulo fixo
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo